Licença definitiva de instalação da usina de Jirau deve sair na próxima semana

Governo de Rondônia propõe viabilizar instalação em troca de regularização de famílias assentadas em área de preservação ambiental

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou que a licença de instalação definitiva da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, deve sair na próxima semana. Ele vai se reunir com o governador do estado, Ivo Cassol, que recentemente propôs uma permuta: viabiliza a instalação da usina em troca da regularização da situação de cinco mil famílias assentadas há mais de 15 anos em uma área de preservação ambiental. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente receberia uma reserva estadual.

Em reunião na semana passada com o presidente Lula, Cassol teria dito que Jirau não vai sair do papel caso o governo não aceite a proposta. De outro lado, Carlos Minc afirmou que se tratam de assuntos independentes e que as famílias permanecerão em parte da reserva sem que isso interfira nas obras da hidrelétrica. 

O ministro ressaltou que “o estudo é sólido, é uma boa hidrelétrica, e se você não fizer energia renovável, vamos fazer mais centenas de térmicas a óleo e carvão e a matriz energética fica mais suja”. 

Ainda em relação a hidrelétricas, Minc informou que o leilão para a construção de Belo Monte, no Rio Xingu, está previsto para outubro

 

Leia também

Últimas notícias