Fé e luta

Casaldáliga segue internado. Médico vê quadro grave, mas estável

Bispo emérito, de 92 anos, tem problemas respiratórios

Reprodução
Reprodução
Representantes do MST visitaram o religioso em Batatais e levaram alimentos

São Paulo – O bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, segue internado na UTI da Santa Casa de Batatais, no interior paulista, para onde foi transferido na terça-feira (4). Ele não tem diagnóstico de covid-19. Mas seus problemas respiratórios se agravaram nas últimas semanas, aliados ao mal de Parkinson.

“Nas últimas 24 horas, observamos uma estabilidade clínica. Não houve piora em relação ao quadro respiratório, apesar de ainda ser considerado um paciente grave”, afirmou o médico Antônio Marcos, da Santa Casa, em boletim divulgado ontem (6) à noite. Segundo ele, dom Pedro continua necessitando de grande quantidade de oxigênio, via máscara, sem precisar de intubação.

Exames mostraram “função cardíaca boa, mas em sofrimento devido ao quadro respiratório”, e função renal preservada. Ele é alimentado por sonda. “Achei ele mais acordado, mais responsivo do que quando da chegada à nossa unidade”, disse ainda o médico. “Ainda é muito precoce para delinear uma perspectiva mais concreta. No entanto o fato de ele não ter piorado nas últimas 24 horas não deixa de ser um sinal de positividade.”

Hoje pela manhã, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) estiveram na Santa Casa para ter notícias de Casaldáliga. Eles também levaram alimentos.


Leia também


Últimas notícias