Rio de Janeiro

Ipea mostra que bairros pobres são mais atingidos por mortes de covid-19

Casos começaram pelas regiões mais ricas da capital fluminense e depois de abril passaram a crescer entre as áreas com menor índice de desenvolvimento

Fernando Frazão / Abr
Fernando Frazão / Abr
Apesar de os casos terem começado pelos bairros da Zona Sul, foi nas regiões periféricas que a doença se tornou mais letal a partir de abril

Brasil de Fato – Um estudo divulgado na sexta-feira (31) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população de bairros mais pobres do Rio de Janeiro é a mais atingida pela pandemia de covid-19. Apesar de os casos terem começado pelos bairros da Zona Sul, pela Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e pela chamada Grande Tijuca, na Zona Norte da capital, foi nas regiões periféricas que a doença se tornou mais letal a partir de abril.

O estudo vai até o dia 13 de junho e trabalha com dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, disponibilizados pelo Instituto Pereira Passos (IPP). Segundo os dados, até o final de março as notificações da covid estavam concentradas na região de Índice de Desenvolvimento Social (IDS) mais alto. O IDS é baseado no Censo Demográfico de 2010, último disponível, e sintetiza oito indicadores, tais como moradia, educação, renda, água e esgoto e coleta de lixo.

Segundo a pesquisa, até o final de março, a faixa mais rica da cidade (IDS 5) concentrava 50% dos casos de covid-19, enquanto os bairros mais pobres (IDS 1), 11% das notificações. No período total da amostragem (de 8 de março a 13 de junho), contudo, a letalidade nos bairros de IDS 1 e 2 já era o dobro em relação aos bairros de IDS 5. Das 6.735 mortes até aquele momento, 45% ocorreram em bairros menos desenvolvidos e 21,6% em bairros mais desenvolvidos.

Números

Na tabela de bairros elaborada pelo Ipea é possível verificar que o bairro com maior IDS na capital, a Lagoa, com população de 21.198 pessoas, teve 284 casos confirmados e 20 óbitos pela covid-19. Já Paciência, bairro da Zona Oeste no grupo de bairros com IDS 1, cuja população é de 94.626 pessoas, registrou 435 casos e 110 óbitos decorrentes da doença.

O exemplo extremo, com os bairros da Lagoa, na Zona Sul carioca, e de Paciência, se reflete nos demais bairros de cada Índice de Desenvolvimento Social. Até junho, os bairros mais ricos (IDS 5), cuja soma da população é de 1,2 milhão de pessoas, registraram 14.510 casos e 1.455 mortes. Na região mais pobre, com bairros de IDS 1 e cuja soma da população é de 1,6 milhão de pessoas, o número de casos foi bem menor no início da pandemia (6.210 casos), mas a taxa de mortes é alta (1.219 óbitos).

Subnotificações

O Ipea destaca que a taxa de letalidade pode não ser precisa. Isso porque o número de testes disponibilizados para a população é reduzido, além de outros fatores. Um dos autores do estudo, o economista e pesquisador do Ipea Pedro Miranda, ressalta: “A subnotificação dos casos e as falhas na identificação dos óbitos podem ser maiores nas regiões menos desenvolvidas”. Ele salienta a importância de informações organizadas e transparentes para auxiliar o poder público no combate à pandemia.

Ainda de acordo com a pesquisa, os resultados podem ser influenciados por vários fatores. Entre eles: maior exposição ao risco da população residente nas áreas menos desenvolvidas; menor acesso aos serviços de saúde nessas áreas; menor testagem dessa população residente em áreas menos desenvolvidas quando comparada com a população residente em bairros com maior IDS.

Reportagem do Brasil de Fato no início da pandemia mostrou que a falta de água em comunidades do Rio é um fator de risco para a população. E contraria regras básicas de higiene, como a lavagem constante das mãos, determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: BdF Rio de Janeiro


Leia também


Últimas notícias