Solidariedade

Metalúrgicos arrecadam toneladas de alimentos e donativos para conter desabastecimento no RS

Doações de campanha dos sindicatos às vítimas das enchentes no RS estão chegando desde o último fim de semana. “Momento é de solidariedade”, destacam lideranças

Adonis Guerra
Adonis Guerra
Foram arrecadadas mais de 50 toneladas de alimentos e donativos pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

São Paulo – Em apenas cinco dias de campanhas, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) conseguiu arrecadar mais de 50 toneladas de alimentos, água e itens básicos de higiene, cobertores e roupas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações foram levadas do ABC Paulista para o estado em seis caminhões dos Correios e entregues no sábado (11) na Escola Técnica Mesquita dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA). A ação é acompanhada por diversos sindicatos que estão mobilizados para ajudar a população gaúcha.

Diante da pior cheia da história do estado desde 1941, a unidade de ensino dos metalúrgicos se transformou em abrigo para centenas de famílias. De acordo com balanço da Defesa Civil, atualizado às 12h desta quinta-feira (16), mais 538 mil pessoas estão fora de casa. E além da enchente histórica, as cidades gaúchas também sofrem com a falta de alimentos, água, energia e suprimentos. “Vamos ajudar que isso faz bem para o coração e para a alma. A união da classe trabalhadora é fundamental neste momento!”, destacou o presidente da entidade Moisés Selerges.

As campanhas de solidariedade também se multiplicam em sindicatos de diferentes localidades. Em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, os metalúrgicos (SINDMETP) promovem a campanha SOS Rio Grande do Sul. As primeiras doações já foram realizadas nessa quarta (15), quando alimentos, água, roupas e produtos de higiene foram entregues na base do Exército do município.

Sindicatos no apoio ao RS

“Muito obrigado a todos que fizeram doações no Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba. Nós conseguimos uma grande arrecadação de água, produtos de higiene pessoal e limpeza. Continuaremos fortes nesta corrente para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, agradeceu o presidente do SINDMETP, André Oliveira.

Em Sorocaba, no interior paulista, os metalúrgicos firmaram parcerias com outros sindicatos e empresas de logística para destinar as doações ao RS. Os postos de coleta foram fixados nos mesmos endereços dos pontos de arrecadação da campanha de natal da entidade. “O momento é de solidariedade”, garante o presidente do SMetal, Leandro Soares, à TVT. “Não temos prazo para finalizar a campanha, tamanha a gravidade da situação e incerteza que se encontram as pessoas no Rio Grande do Sul”, completou.

Nesta semana, a Força Sindical somou-se à iniciativa para ajudar o povo gaúcho. O presidente da entidade, Miguel Torres, ressaltou que, neste momento, é preciso intensificar as doações de água e alimentos. Conforme reportou a RBA, apesar das arrecadações, a crise de desabastecimento permanece. Torres também celebrou a iniciativas de fábricas de incentivarem doações e também contribuírem para a campanha. “Isso é muito importante, porque é uma solidariedade e o empresariado também está ajudando”, declarou.