Troca de experiências

Com aulas de idiomas, brasileiros e refugiados vivem intercâmbio cultural em SP

'As pessoas no Brasil conhecem pouco sobre a Síria, só sabem que estamos em guerra. As aulas (de hoje a 5 de fevereiro) são o lugar perfeito para eu mostrar tudo o que temos de legal”, conta professor

Ilana Goldsmid/ Abraço Cultutal

Professor em situação de refúgio dá aula de francês para alunos brasileiros

São Paulo – O que seria uma aula comum de idiomas, com exercícios de gramática, leitura de textos e listas de novas palavras no vocabulário, se transforma em um rico intercâmbio cultural, com dança, culinária e literatura. Essa é uma experiência que brasileiros e pessoas em situação de refúgio têm vivenciado em São Paulo, em projetos que buscam integrar os novos moradores no país e ao mesmo tempo mostrar aos brasileiros particularidades de culturas tão diferentes.

“Já tivemos aulas de gastronomia, de dança, de literatura e de história. O clima é leve e superinteressante”, conta a tradutora Debora Sales, que há três meses estuda árabe pelo projeto Abraço Cultural, oferecido pelo Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado. “O projeto trabalha a inserção de pessoas vulneráveis na nossa cultura e sabemos que a língua interfere muito na adaptação deles. Ao mesmo tempo eu tenho oportunidade de aprender um idioma e conhecer uma cultura que me interessam há anos.”

O projeto oferece cursos de francês, inglês, espanhol e árabe ministrado por professores em situação de refúgio no Brasil, em especial de países africanos, árabes e latino-americanos. A iniciativa teve início em julho de 2015 e envolveu até agora 290 alunos, 50 voluntários e 28 professores.

“No projeto, eu ensino junto a cultura e língua árabe. As pessoas no Brasil conhecem pouco sobre nós. Em geral, só sabem que estamos passando por uma guerra, mas não sabem nada de antes dela. As aulas são o lugar perfeito para eu mostrar tudo o que temos de legal. Ao mesmo tempo, meus alunos me ensinam muito sobre cultura brasileira e assim me ajudam na adaptação”, conta o professor de inglês Ehab Alhennawi, que chegou do Brasil da síria há no início de 2014 na condição de refugiado.

O Abraço Cultural está com inscrições abertas para cursos intensivos de férias. As aulas serão entre hoje (11) e 5 de fevereiro. às segundas, quartas e quintas-feiras, totalizando 36 horas. Depois de muito estudo, professores e alunos participarão da festa Aquele Abraço Cultural, em 13 de fevereiro, que celebrará a cultura dos refugiados. Após o intensivo de férias, terão início os cursos regulares, de março a junho, com aulas duas vezes por semana. Pelo menos uma vez a cada 15 dias a aula deve ser sobre cultura do país do professor.

“É um curso de idioma em que os refugiados são professores de alunos brasileiros. O objetivo é também remunerar e empoderar os refugiados com uma nova forma de trabalho, que é a maior dificuldade deles quando chegam aqui. Queremos valorizar os talentos que eles têm e mostrar isso para as pessoas que têm interesse”, explica o idealizador do projeto, Daniel Assunção.

Do outro lado, quem acabou e chegar ao Brasil e precisa apender português também encontra alternativas na cidade. A Associação de Assistência a Refugiados no Brasil Oasis Solidário, localizada no bairro Pari, região central, organiza cursos de português com aulas todos os dias, além de entregar doações e auxiliar os recém-chegados com a emissão de documentos. Desde 2011, quando teve início o conflito na Síria, 690 refugiados do país foram cadastrados em São Paulo.

São oferecidos cursos de português nos níveis básico, intermediário e avançado, com no máximo 18 pessoas por turma. Pelo menos 100 alunos participam da iniciativa. As aulas ocorrem também na Mesquita Santo Amaro, na zona sul. Para participar, basta procurar a entidade e se inscrever, a qualquer momento.

“Aqui no Brasil eu posso ser quem sou, sem correr o risco de ser perseguida ou discriminada por isso. Eu não consegui entrar na Europa nem no Líbano porque sou síria”, conta a auxiliar de escritório síria Razan Suliman, que chegou no final de 2014 ao Brasil na condição de refugiada, acompanhada do filho Adam, de 1 ano. Com um português já muito bom, ela estuda participa das aulas no nível avançado. “Aprender a língua tem me ajudado muito a me inserir na cultura brasileira.”

Serviço

Abraço Cultural Intensivo de Férias 2016
Curso de Cultura e Idiomas com Professores Refugiados

De 11 de janeiro a 5 de fevereiro (36 horas)
Festa Aquele Abraço Cultural 2ª edição: 13 de fevereiro. Inscrições: www.abracocultural.com.br
Av. São João, 313, 11º andar – Centro (segunda a sexta, a partir das 11h)
Telefones: (11) 3225-0439/ (11) 94744-2879

Local das aulas:
Adus – Av. São João, 311, 11º andar
SP Escola de Teatro – Rua Marquês de Itu, 273
Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
Casa de Trocas – Rua Brigadeiro Melo, 163

Associação Oasis Solidário
Rua Itapiraçaba, 409 – Brás
oasis-solidario.com.br
Telefone: (11) 2692-5900
E-mail: [email protected]