Breque

Volks estende parada na produção, que vai completar dois meses

Metalúrgicos já tinham feito acordo, aprovado em assembleia virtual, com 30% de redução na jornada

Reprodução
Reprodução
Fábrica de São Bernardo do Campo está parada desde 23 de março

São Paulo – A Volkswagen, que planejava retomar sua produção – reduzida – na segunda-feira (18), prorrogou o prazo por uma semana. Com isso, completará dois meses sem atividade em suas fábricas no Brasil. São três unidades de veículos, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em Taubaté, interior paulista, e São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, além da fábrica de motores em São Carlos (SP).

Em São Bernardo, o anúncio da prorrogação foi feito pelo coordenador do Comitê Sindical, Wagner Lima, depois de negociação entre a representação dos trabalhadores e a empresa. Para isso, serão antecipadas algumas folgas, que posteriormente serão “pagas” pelos trabalhadores. A unidade tem em torno de 9 mil funcionários.

Assembleia virtual

Em 20 de abril, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC organizou uma “assembleia virtual”, para pôr em votação proposta que inclui 30% de redução da jornada, com complementação salarial, por três meses. Foram 5.352 votos a favor e 59 contra, aprovação de 98,9%, acima ainda do resultado de Taubaté (94,6%), cujo sindicato também fez a consulta aos trabalhadores.

Várias empresas do setor industrial já fecharam acordos, incluindo Mercedes-Benz, General Motors e Embraer. As negociações são feitas com base na Medida Provisória 936, que ainda aguarda votação na Câmara.