intervalo

Coronavírus faz CBF suspender competições nacionais de futebol

Entidade afirma que cabe às federações estaduais decidirem pela suspensão dos torneios locais. Mineiro já foi suspenso. Paulistas decidem hoje

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Arquibancadas vazias no empate entre Corinthians e Ituano neste domingo

São Paulo – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira (16), por prazo indeterminado, as competições nacionais em andamento sob sua responsabilidade devido à pandemia mundial de coronavírus. A suspensão atinge a Copa do Brasil, os Campeonatos Brasileiros femininos das séries A1 e A2, o Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-20.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo, em nota divulgada neste domingo (15).

A confederação afirma que as federações estaduais terão autonomia para decidir sobre a continuidade das competições regionais. A CBF também diz que está em permanente contato com o Ministério da Saúde, “torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade”.

Minas Gerais

Poucas horas depois da CBF, também no domingo, a Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu acompanhar a decisão, anunciando a suspensão do Campeonato Mineiro, também por tempo indeterminado. É o primeiro campeonato estadual suspenso por conta da pandemia de coronavírus. A medida passa a valer a partir desta terça-feira (17). Com portões fechados, ocorrerá nesta segunda-feira (16) o jogo entre Democrata e Betim, que se enfrentarão com portões fechados no estádio Mamudão, em Governador Valadares, pela segunda divisão do mineiro.

São Paulo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realiza reunião com os presidentes dos clubes na manhã desta segunda (16) para decidir os rumos dos campeonatos das três divisões do estado. Para evitar aglomerações, os dirigentes não darão entrevista coletiva sobre a decisão, que deverá ser feita por meio eletrônico. No sábado, o clássico entre São Paulo e Santos, na capital paulista, vencido por 2×1 pelo Tricolor, foi realizado com portões fechados. O mesmo ocorreu no empate em 1 a 1 entre Corinthians e Ituano, em Itaquera. Mas outros jogos do campeonato no interior tiveram a participação de torcedores.

Rio

No Estadual do Rio de Janeiro, as partidas do último final de semana também ocorrem com portões fechados. A Federação Estadual do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou a suspensão da venda de ingressos ainda na última sexta-feira (13), mas aguarda determinações do governo estadual para as próximas partidas.