Lula brinca com Chávez: ‘Com Dilma vou comandar a Petrobras’

Os dois presidentes se encontraram em Salvador para discutir, entre outros pontos, o projeto de uma refinaria em Pernambuco. Ouça no Jornal Brasil Atual uma entrevista coordenador da FUP, João Antonio de Moraes

Lula se encontra com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em Salvador (Foto: REUTERS/Juan Carlos Solorzano/Palácio Miraflores/Divulgação)

Salvador (Reuters) – Sem saber que estavam sendo ouvidos pela imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano Hugo Chávez discutiram nesta terça-feira (26) o projeto de uma refinaria em Pernambuco, cujo modelo de construção conjunta ainda carece de acordo.

“Se eu conseguir eleger a Dilma (Rousseff, ministra da Casa Civil), vou ser o presidente da Petrobras e você (José Sérgio) Gabrielli vai ser meu assessor”, disse Lula, referindo-se ao atual presidente da estatal brasileira.

Apesar de frustrado com a falta de acerto entre a Petrobras e a estatal venezuelana de petróleo PDVSA em torno da refinaria de Abreu Lima (PE), Chávez ainda dizia que “esse acordo vai sair”.

Os dois presidentes estavam reunidos junto com ministros e assessores em um hotel de Salvador (BA) quando o som do sistema de tradução simultânea chegou até a área onde estavam os jornalistas. Pouco depois, o som foi corrigido.
As discussões sobre a refinaria foram prorrogadas por mais 90 dias.