Movimento

Campanha se opõe a ‘arroubos bolsonarianos’, afirma presidente da ABI

Dezenas de entidades se mobilizam pelo Estado de direito e contra a política sanitária do governo. “Virada da Democracia”, terá manifestações em 4 e 5 de julho

São Paulo – Lançada ontem (29), a campanha Brasil pela Democracia e pela Vida se opõe a quaisquer manifestações golpistas, afirma o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paulo Jerônimo de Sousa, o Pagê. “Estamos contra esses arroubos bolsonarianos”, diz um dos líderes do movimento, que reúne dezenas de entidades. O vídeo oficial pode ser visto abaixo, com narração da atriz Patricia Pillar.

A campanha, ressalta Pagê, é “em defesa das liberdades democráticas, da liberdade de expressão, contra o racismo, pela manutenção do meio ambiente e principalmente contra a política sanitária do governo”. Inclui ainda entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Comissão Arns de Direitos Humanos e as centrais sindicais.

Nos dias 4 e 5 de julho, está prevista uma “Virada da Democracia’, com várias atividades virtuais. Na programação, ainda a ser definida e divulgada, incluem-se palestras e atividades culturais.

Ameaças à democracia

“A democracia (no Brasil) é recente, mas estava consolidada”, avalia o presidente da ABI, ao comentar manifestações pela volta do AI-5 e por “intervenção militar”, em boa medida incentivadas pelo governo. Ele acredita que houve certo recuo nos últimos dias. “Você não vê mais ele (Bolsonaro) ofendendo a imprensa. Está mais comedido.”

No texto de apresentação, as entidades afirmam que “a inépcia e a descoordenação” do governo enfraquecem a capacidade de enfrentamento da pandemia. E acrescentam que “as instituições, a imprensa, a cidadania e o Estado Democrático de Direito estão sob permanente e inconcebível ataque”.

Mais informações sobre a campanha Brasil pela Democracia e pela Vida podem ser encontradas no site https://www.brasilpelademocracia.org.br/.


Leia também


Últimas notícias