Pelo Estado de Direito

Cármen Lúcia dá 48 horas para Ministério da Justiça explicar dossiê contra servidores ‘antifascistas’

Decisão da ministra do STF atende a pedido da Rede Sustentabilidade, que solicitou que o Supremo determine a abertura de inquérito para investigar o documento

Rosinei Coutinho/SCO/STF - Marcello Casal Jr/Abr
Rosinei Coutinho/SCO/STF - Marcello Casal Jr/Abr
Ministra disse que dossiê produzido por secretaria subordinada a Mendoça, se comprovado, "escancara comportamento incompatível" com Estado de Direito

São Paulo – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48 horas para que o Ministério da Justiça forneça informações a respeito de dossiê elaborado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) contra 579 servidores federais e estaduais identificados como “antifascistas”. A decisão, proferida nesta terça-feira (4), atende a pedido feito pela Rede, que solicitou que o STF determine a abertura de inquérito para investigar o documento.

Segundo o partido, o Ministério da Justiça, pasta chefiada por André Mendonça, promoveu, por meio da Seopi, perseguição política contra os 579 funcionários, confundindo “interesse nacional” com “interesse do Presidente da República”.

Dossiê contra antifascistas é ‘inauguração de linha de perseguição’ do governo

“A gravidade do quadro descrito na peça inicial, que – a se comprovar verdadeiro – escancara comportamento incompatível com os mais basilares princípios democráticos do Estado de Direito e que põem em risco a rigorosa e intransponível observância dos preceitos fundamentais da Constituição da República e, ainda, a plausibilidade dos argumentos expostos, pelos quais se demonstra a insegurança criada para os diretamente interessados e indiretamente para toda a sociedade brasileira impõe o prosseguimento da presente arguição de descumprimento, com tramitação preferencial urgente”, afirma Cármen Lúcia em sua decisão.

Ditatorial

Além da abertura de inquérito, a Rede solicita que a produção de informações de inteligência estatal sobre integrantes do movimento antifascista seja imediatamente suspensa.

Comissão Arns exige explicações do ministro da Justiça sobre ‘dossiê sigiloso’

O partido também pede que o dossiê seja enviado ao STF para análise. Solicita ainda que o Ministério da Justiça preste informação sobre conteúdos produzido em 2019 e 2020 no âmbito do subsistema de inteligência de segurança pública. Eque a pasta se abstenha de produzir e disseminar conteúdos que tenham como fim constranger cidadãos.

“Ao que parece, o Brasil, infelizmente, ainda não superou por completo o traço autoritário e ditatorial de limitações indevidas à ampla liberdade de expressão, sobretudo política. Esse pernicioso contexto de violação a direitos fundamentais mínimos atrai a jurisdição dessa egrégia corte constitucional”, prossegue o documento.

Obscura

Pouco conhecida, a Seopi é uma das cinco subordinadas a Mendonça. Ela é dirigida por um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal e uma Diretoria de Inteligência chefiada por um servidor com formação militar. Ambos foram nomeados em maio pelo ministro.

“O que se vê é um aparelhamento estatal em prol de perseguições políticas e ideológicas a partir de uma bússola cujo norte é o governante de plantão: quem dele discorda merece ser secretamente investigado e ter sua imagem exposta em dossiês ‘da vergonha’ perante suas instituições laborais”, afirma a peça.

Dossiê

O dossiê secreto contra servidores antifascistas foi elaborado em 5 de junho, depois que foi divulgado o manifesto “Policiais antifascismo em defesa da democracia popular”, assinado por 503 servidores da área da segurança pública. Além dos policiais, a ação teve como alvo três professores universitários. Um deles é Paulo Sérgio Pinheiro, ex-secretário nacional de Direitos Humanos e relator das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre direitos humanos na Síria.

O Ministério da Justiça produziu o levantamento com nomes e, em alguns casos, utilizou fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas. Os documentos colhidos foram enviados a vários órgãos públicos, como Polícia Federal, Centro de Inteligência do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Casa Civil e Agência Brasileira de Inteligência.

O ministro André Mendonça, no entanto, decidiu trocar a chefia da diretoria de inteligência da Seopi. O coronel Gilson Libório de Oliveira Mendes foi tirado do comando do órgão.


Leia também


Últimas notícias