Lesa Pátria

8 de janeiro: PF prende 49 foragidos por tentativa de golpe

Políciais continuam as diligências para localização e recaptura de outros 159 condenados ou investigados pelos atos golpistas. Ao todo, são 208 mandados em 18 estados e no DF

Divulgação/PF
Divulgação/PF
Foragidos do 8 de janeiro descumpriram deliberadamente medidas cautelares, como o uso de tornozeleiras

São Paulo – Em mais uma fase da Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal (PF) prendeu até o momento 49 foragidos do 8 de janeiro. Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 18 estados e no Distrito Federal. Os policiais continuam as diligências para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos.

As prisões ocorreram nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no DF. De acordo com a PF, mais de duas centenas de réus descumpriram deliberadamente medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de escaparem da aplicação da lei penal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado. Também pesam contra eles acusações por associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Conforme as investigações, alguns dos alvos violaram tornozeleiras eletrônicas. Outros mandados miram pessoas que fugiram para países, como a Argentina. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator das investigações sobre os atos golpistas, assina os mandados de prisão.

Os policiais destacam que as investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados cumpridos e pessoas capturadas. Nesse sentido, ao longo de 27 fases, foram centenas de prisões contra vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no 8 de janeiro do ano passado.