São Paulo

Boulos ultrapassa Nunes em nova pesquisa para prefeitura de São Paulo

Com entradas de Marçal e Datena, Boulos assumiu a liderança, com 24,2%, enquanto o atual prefeito, Ricardo Nunes, perdeu quase sete pontos

Leandro Paiva/@leandropaivac
Leandro Paiva/@leandropaivac
Pesquisa indica favoritismo de Nunes no segundo turno, mas sem apresentr os números dos outros candidatos

São Paulo – O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), tem 24,2% das intenções de voto, e o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), 20,4%, de acordo com a pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada nesta quarta-feira (3) pela Exame. Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

No entanto, conforme mostraram outros institutos de pesquisa, a entrada do jornalista José Luiz Datena (PSDB) e do influenciador Pablo Marçal (PRTB) prejudicou o atual prefeito, que perdeu a liderança. Na última rodada da pesquisa Futura Inteligência, no final de maio, Nunes tinha 27,1%, contra 26,1% de Boulos.

No atual levantamento, Datena, com 13,5%, e Marçal, com 12,7%, aparecem pela primeira vez empatados em terceiro lugar. Logo atrás figuram a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 5,5%, Kim Kataguiri (União), 3,2%, e Marina Helena (Novo), 3%. Os demais candidatos aparecem com menos de 1%. Além disso, indecisos somam 7,6% e brancos e nulos, 8,8%.

Outros cenários

No segundo cenário simulado, sem Datena e Kim, Boulos segue à frente de Nunes numericamente, mas com menor diferença, 24,8% e 24,6%, respectivamente. Marçal aparece em terceiro lugar, com 14,1%, seguido por Tabata, com 8,5% e Marina Helena, com 3,5% nessa simulação.

No terceiro cenário, sem Marçal e Kim, no entanto, Nunes ultrapassa Boulos numericamente, com 25,2% contra 22,7% do deputado, ainda em empate técnico. Datena aparece em terceiro com 17,5%, enquanto Tabata tem 8,1%.

No último cenário, sem Datena, Nunes tem 24,5% e Boulos, 24,4%. Marçal aparece com 12,3%, empatado pela margem de erro com Tabata, com 10%.

Desse modo, ainda há dúvidas se o influenciador vai confirmar a sua candidatura, ou irá desistir, de modo a privilegiar o atual prefeito, que montou aliança com o bolsonarismo. Atualmente, Marçal se apresenta como o único candidato viável da direita, e classifica Nunes como um nome do “Centrão”.

Espontânea e 2º turno

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado aponta sua preferência sem visualizar a lista de candidatos, Boulos lidera com 16,8% e Nunes aparece com 15,2%, novamente tecnicamente empatados. Marçal aparece em terceiro lugar com 8,4%, seguido por Datena com 2,7%, Tabata com 1,7% e Kim com 1%.

Sobre o segundo turno, a Exame não forneceu dados. Cita apenas que o atual prefeito Ricardo Nunes “lidera em todos os cenários” com intenções de voto acima de 40%, com “vantagem significativa em confrontos contra outros candidatos, mas sonega os índices de intenção de votos dos demais candidatos. Anota ainda que Boulos ganharia de Tabata e de Marçal. E que não testaram o nome de Datena no segundo turno. O instituto Futura Inteligência também não divulgou a íntegra da pesquisa.

A pesquisa foi registrada no TSE como SP-09650/2024 e ouviu 1.000 pessoas entre os dias 24 e 25 de junho, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). O nível de confiança é de 95%.