Chega de se trumbicar

Texto no teleprompter sintetiza o objetivo da TV dos Trabalhadores: informação diferenciada (Foto: Jailton Garcia) Esta edição traz pelo menos cinco assuntos diferentes que poderiam ser encaixados na vinheta “mídia”. […]

Texto no teleprompter sintetiza o objetivo da TV dos Trabalhadores: informação diferenciada (Foto: Jailton Garcia)

Esta edição traz pelo menos cinco assuntos diferentes que poderiam ser encaixados na vinheta “mídia”. Mas cada um carrega abordagem particular e caminha com pernas próprias. Na entrevista do mês, o professor Venício Artur de Lima desmonta o discurso da tradicional imprensa comercial, que se habituou a rotular como “ameaça à liberdade de imprensa” qualquer sinal da sociedade que reivindique um meio democrático e civilizado de coibir abusos midiáticos. Para Venício, a liberdade de expressão e o direito à informação nada têm a ver com a liberdade dos grandes jornais, rádios e TVs de dizer o que bem entendem. Se agissem em sintonia com os interesses da coletividade, talvez os recentes casos famosos de violência não tivessem tratamento de séries policiais com requintes de terror na guerra baixa pela audiência, como trata reportagem à página 28. Um mídia mais civilizada poderia, por exemplo, dedicar alguns de seus preciosos minutos diários para orientar o público a prevenir ou enfrentar episódios como esses, que têm em seu DNA os arbítrios de uma sociedade machista.

“Eta cabeças velhas, reacionárias, destas chamadas elites e formadores de opinião do Brasil”, diria o velho Aloysio Biondi, cujos dez anos de ausência também são lembrados nesta edição. “É de se lamentar que o grande cidadão e jornalista Aloysio Biondi não possa estar assistindo ao fim do mito neoliberal”, registrou Mauro Santayana, que também dedica algumas linhas a analisar o que se passa com os jornais.

A reportagem de capa, por sua vez, conta a história da conquista da TVT, primeiro canal de televisão aberta obtido por meio de concessão pública a entidades dos trabalhadores. O projeto, a ir ao ar em 13 de agosto, premia 23 anos de persistência. A expectativa é de que a TVT expanda para esse meio eletrônico a comunicação de massa inovadora que tem passado pelos blogs, as redes sociais, o amadurecimento dos produtos alternativos e a evolução de projetos como esta revista e as experiências de rádio, jornais impressos e internet, agregados na Rede Brasil Atual. Não por acaso, produtos da união de entidades dos trabalhadores que fazem da informação um dos expoentes do conceito de sindicato cidadão – aquele que, mais que participar da melhoria da situação das pessoas em seu lugar de trabalho, atua para que essas mesmas pessoas sejam sujeito da construção de uma vida melhor e mais justa em sua cidade, em seu país e no planeta.