Público e gratuito

Universidade Federal do ABC tem projeto pedagógico diferenciado voltado para atender as demandas regionais

Ao retornar ao ABC, Lula encontra a realização de um sonho antigo na região: a oferta de ensino superior público e gratuito. “É a vitória em uma luta histórica”, avalia Rosana Denaldi, pró-reitora de planejamento da Universidade Federal do ABC (UFABC), criada em 2005 e que começou a funcionar em 2006. “A instituição tem um projeto pedagógico diferenciado, interdisciplinar e é voltado para atender as demandas regionais no ensino e pesquisa de tecnologia.”

Em 2007, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) instalou campus em Diadema para o ensino de ciências ambientais, engenharia química, farmácia e bioquímica e licenciatura em ciências em três unidades (uma delas em projeto). Uma quarta está sendo construída em área comprada da Uniforja.

Até 2006, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra tinham uma oferta de 45 mil vagas distribuídas em 30 instituições, sendo a grande maioria privada. Dos cerca de 77 mil estudantes matriculados no ensino superior na região, 65% estavam no setor privado, 20%  no municipal e 15% na rede comunitária filantrópica. Salvo raras exceções que desenvolviam atividades de pesquisa, as demais se dedicavam apenas ao ensino. No setor de tecnologia e engenharia, poucas apresentavam investimentos em pesquisa aplicada.Ensino superior