Na Rede – Edição 56

Atravessando o samba Piove, piove, fa tempo che piove qua (chove, chove, faz tempo que chove aqui), cantava Adoniran Barbosa em seu Samba Italiano. Ou seja, chuva em São Paulo […]

Atravessando o samba

Piove, piove, fa tempo che piove qua (chove, chove, faz tempo que chove aqui), cantava Adoniran Barbosa em seu Samba Italiano. Ou seja, chuva em São Paulo não é exatamente uma novidade. Mas as ações para prevenir enchentes atravessam o samba e o tempo. No final de 2010, a CPI das Enchentes da Câmara Municipal paulistana identificou redução de recursos e má aplicação do dinheiro disponível em ações de prevenção, como manutenção de piscinões e bocas de lobo. 

http://bit.ly/chove_chuva_sp. A atuação do governo estadual não é melhor. http://bit.ly/chove_tiete_sp e http://bit.ly/chove_kassab_sp

A banda e os meios

Paulo_Berardo[O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estreou no cargo anunciando em alto e bom som a intenção do governo de ampliar o quanto antes a oferta de banda larga. A desoneração de impostos, proposta que desagrada à Telebrás, foi apresentada como um dos caminhos para atingir esse objetivo. Bernardo disse ter expectativa de “um grande arranjo institucional” para impulsionar o Plano Nacional de Banda Larga. http://bit.ly/rba_bandalarga_sim

O furor não foi o mesmo em relação ao novo marco regulatório das comunicações. Bernardo afirma que, se tais questões, “extremamente sensíveis”, não forem debatidas com a sociedade, elas podem ser engavetadas. 

http://bit.ly/rba_regulamidia_nao

A tarifa nas ruasTarifa_protesto

Aos poucos, os jovens conseguiram dar visibilidade à questão do transporte público. Os protestos contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo e contra o prefeito Gilberto Kassab ganharam as ruas e conseguiram mais adeptos. As manifestações, organizadas pelo Movimento Passe Livre – nascido em 2005, durante o Fórum Social Mundial –, reuniram milhares de pessoas, inclusive em outras capitais, como Vitória e Salvador.

http://bit.ly/rba_onibus_sp e http://bit.ly/rba_onibus_vitoria

O golpe está nu 

Em 2009, o presidente Manuel Zelaya foi derrubado do governo de Honduras. O pretexto para o golpe foi sua proposta de alteração na Constituição para poder realizar um referendo sobre a reeleição. Acabou tirado à força do cargo e setores da imprensa brasileira fizeram vista grossa, alegando que o “erro” de Zelaya em querer fazer uma consulta popular justificava o golpe. Agora em janeiro o Congresso hondurenho aprovou reformar a lei para que seja permitida a realização de um referendo sobre reeleição presidencial. Pasme. A imprensa calou-se. 

http://bit.ly/rba_honduras_golpe

Charge

Charge_egito

 

Guta do Pandeiro

Chorando no ar

Clube do Choro de São Paulo vai ao ar aos domingos, às 8 horas, com reprises às 14 e às 20, mostrando aquele que talvez seja o mais brasileiro dos ritmos. O programa é produzido e apresentado por Gustavo Simão, o Guta do Pandeiro. 

http://bit.ly/rba_clubedochoro_radioweb

Na TV: Outra economia acontece

Paulo_Okamoto
Como reunir um grupo de trabalhadores e organizar coletivamente um empreendimento e democratizar a gestão? Qual a importância das políticas públicas de crédito, capacitação técnica e administrativa, que ajudem também a garantir o escoamento da produção e a promover o compartilhamento dos resultados?­ São esses alguns dos desafios da economia solidária, movimento que faz frente ao modo hegemônico de organização capitalista que tem crescido muito no Brasil.

O programa da TVT Melhor e Mais Justo vai mergulhar nesse assunto, junto com os presidentes do Sebrae, Paulo Okamoto, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e Marcelo Gomes, da agência de viagens Unisoli, que discutem como contribuir para potencializar um desenvolvimento sustentável e socialmente responsável. A edição vai ao ar no dia 17 de fevereiro. O Melhor e Mais Justo é um programa que traz sempre temas e ideias para um mundo melhor – todas as quintas-feiras, às 19h30, na TVT.

Como sintonizar a TVT: canal 48 UHF (ABC e Grande São Paulo); canal 46 (Mogi das Cruzes e Alto Tietê); ECO TV, canais 96 (analógico) e 9 (digital), da NET (ABC); TV Aberta SP, canais 9, da NET, e 72 (analógico) e 186 (digital), da TVA; e na internet: www.tvt.org.br

Blog do velho mundo: O Brasil espanta

O Brasil deu certo. Deu certo? Como assim? O espanto­, segundo observação de Flávio Aguiar, é do pensamento conservador que circula em Davos, na Suíça­, palco do Fórum Econômico Mundial. O motivo­ de tamanha estupefação está no fato de um país dar certo sem seguir as fórmulas tidas por eles como mágicas. Mas nunca é tarde para tentar enquadrá-lo.

http://bit.ly/rba_velhomundo_davos