Informação e serviço

Programa Bom para Todos, da TVT, tira dúvidas sobre os mais diversos temas, além de ser espaço aberto para quem quiser manifestar opiniões e reclamar

Bom Para Todos, apresentado por Marília Zanardo (á dir.), vai ao ar todas as quartas, ás 19h30

Desde que estreou, o Bom para Todos, da TVT, já abordou mais de 40 temas. Foram assuntos como solidariedade, emprego, segurança no trabalho, cidadania, direitos do consumidor, sustentabilidade, reciclagem em condomínios, orientação vocacional e adoção, entre outros. Apresentado pela jornalista Marília Zanardo, com edição de Miriam Portela, o programa busca ser um canal direto para que o espectador tire dúvidas sobre qualquer assunto. Mais que isso, um espaço para manifestações, opiniões e reclamações. 

A proposta é convidar gente que conhece o tema de interesse do trabalhador. Ele pergunta e a produção vai atrás de quem possa esclarecer, da melhor forma possível, questões sobre aposentadoria, carteira de trabalho, cultura, educação, esporte, Imposto de Renda, leis, saúde, sindicalismo. Perguntas que são feitas nas ruas, nas fábricas. 

Advogados, economistas, médicos e professores falam sobre como lidar com as dúvidas do dia a dia. Também ecologistas, líderes sindicais e representantes de ONGs respondem sobre os desafios do cotidiano. Mas o programa busca ouvir não apenas técnicos como também gente que, segundo a equipe, mesmo sem curso superior aprendeu com a vida. 

São pessoas simples, representantes da comunidade, vistos como exemplo de superação e de luta. Caso de Lúcia Soares, fundadora e presidenta, há 22 anos, da Associação do Bairro da Vila Mariana de São Bernardo do Campo. Ela conta como conseguiu unir a comunidade­ para conquistar benfeitorias, como luz, esgoto­, água, segurança. 

Quem também esteve lá foi a presidenta do Instituto GEA, Ana Maria Domingues Luz, mestra em Ciência Ambiental pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. No programa, ela ensinou como fazer a reciclagem do lixo em bairros carentes e como administrar a reciclagem em condomínios. Tem de tudo, e é para todos.