Como ativar redes

“Estar presente nas redes é você se soltar do papel, se desembaraçar das teias, liberar um pouco do seu verniz, pra poder viver”, diz designer de fluxos de Conversação

Twittar, postar, curtir, fazer check in, dar um reply, compartilhar fotos, vídeos, momentos, ideias, pensamentos, vontades e um sem fim de “sensações”. Estamos falando das mais de 300 redes sociais digitais espalhadas pelo mundo. Entre as mais conhecidas e utilizadas no Brasil estão o Facebook, o Twitter, Linked In e YouTube. Por acaso, você já ouviu falar da Amen Me!? E da Connotea? Pochval? VKontakte? Nem você, nem a grande maioria dos usuários da internet.

Cecília, Luiz, Cláudia e o apresentador do Clique Ligue, Marcelo Godoy. Assista

Embalado pelo enorme crescimento e popularização do uso de computadores e celulares, o século 21 desenha uma nova realidade: a intensificação da formação de redes sociais nos permite uma maior participação democrática e mobilização social. Se você tem alguma dúvida sobre isso, é só lembrar a Primavera Árabe, o manifesto pela Ficha Limpa que começou na web e virou lei, os documentos vazados pelo Wikileaks e a voz dos blogueiros progressistas provando que é possível fazer uma comunicação diferente dos grandes grupos da mídia tradicional.

Mas se no campo da vida real ainda sonhamos com a casa própria, no espaço da virtualidade o atual sonho de consumo de jovens e empresas é ter milhares de seguidores. E qual o segredo para ativar redes sociais? Como mobilizar pessoas em torno de uma ideia, de uma causa, de uma afinidade, de um negócio?

O programa Clique Ligue, da TVT, deu uma vasculhada dentro dessa panela de efervescência tecnológica e conversou com profissionais de diferentes segmentos sobre ativação, afinidade, identidade, usos e, principalmente, sobre como a internet e a telefonia celular têm proporcionado novas formas de comunicação. E o caldo que encontramos, acredite, é delicioso e surpreendente.

“Pra você se dar bem nas redes, como um todo, você tem que se doar, sem pensar o que você vai ter de troca. Porém, algumas corporações, ao dar alguma coisa, sempre querem algo em troca. E esse pensamento não funciona”. A frase, que explica uma das várias abordagens sobre redes feitas no programa, é de Cecília Lima, editora-chefe do Closet On Line, site especializado em jornalismo de moda, que conclui: “O que você é off-line, você é on-line. Se você é frágil off-line você também é frágil on-line”.

Além da Cecília, também “curtiram” participar dessa conversa Cláudia Schulz, gestora regional da Casa Fora do Eixo do Rio Grande do Sul, uma rede física e virtual espalhada em 72 pontos pelo Brasil, que produz eventos culturais, debate, comunicação colaborativa e pensa sustentabilidade e políticas culturais; Luiz Algarra, designer de fluxos de conversação; e Fernanda Musardo, Consultora digital.

Se você quer saber o caminho das pedras para saber como ativar a sua rede, e também para ficar antenado com tudo o que acontece no mundo virtual, acompanhe o Clique Ligue que vai ao ar toda terça-feira, às 19h30, coladinho ao Seu Jornal. Para assistir qualquer edição do programa pela internet, basta navegar no site da TVT. Às quartas-feiras, às 15h, o programa é ao vivo.

Pintou uma vontade de palpitar, enviar uma sugestão de pauta ou mesmo de participar por Skype ou Hangout? Não perca tempo. Na internet, é só procurar por /redetvt no Facebook e @redetvt no Twitter. Participe e compartilhe. Afinal, esse espaço democrático é muito seu também.