TVT: Esperança reciclada a cada dia

A qualidade das cidades depende do heroico trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Histórias de pessoas dedicadas a esse ofício no ‘Memória e Contexto’

Catadores de materiais recicláveis, Sérgio e Francisca contam as experiências vividas na rua (Foto:TVT)

As cidades crescem e as montanhas de lixo se alastram pelas calçadas e ruas. O duvidoso desenvolvimento se expande verticalmente e o volume de lixo, horizontalmente – embora já permita comparações com prédio de três andares, principalmente nas periferias. Esse drama, porém, pode se tornar menos ameaçador para a população. Para isso tem contribuído muito a reciclagem.

Reciclar, rever, refazer, remontar e reaproveitar. Quase nada precisa ser desperdiçado. Ouvindo xingamentos da classe média motorizada, os catadores seguem pelas ruas na contramão, mas com destino certo. As cooperativas de materiais recicláveis formam hoje um conglomerado que merece respeito da população. E o programa Memória e Contexto, da TVT, seguiu o caminho dos recicladores.

No final de outubro, o programa reuniu em seu estúdio o presidente da Associação de Catadores do Glicério, Sérgio da Silva Bispo, de São Paulo, a integrante da Cooperativa Refazendo Francisca Lima Araújo, de São Bernardo do Campo, e o músico Cláudio Lacerda – trazido pela produção para acrescentar ritmo e leveza ao debate, como sempre acontece com os temas tratados no programa. Durante a conversa, Cláudio também opinou e levou ideias muito particulares sobre o assunto, contribuindo com sua compreensão.

Francisca e Sérgio apresentaram as experiências vividas na rua e contaram como as incertezas em relação a uma atividade tão importante quanto negligenciada são enfrentadas com persistência e esperança. Hoje, seu trabalho proporciona uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.000. É pouco. Mas cada um tem sua casa e uma vida muito mais digna, em comparação com o cotidiano duro que levavam no passado, e seguem em frente, batalhando para que a sociedade e o poder público compreendam cada vez mais a importância de seu ofício. E acreditam que sua vida ainda tem muito potencial para melhorar. Afinal, segundo os números da Prefeitura de São Paulo, apenas 214 toneladas das 18 mil recolhidas nas ruas são recicladas.

Vale a pena conhecer melhor essa história diretamente da boca de quem a conta, em www.tvt.org.br

Como sintonizar
Canal 48 UHF (18h às 20h30)
ABC e Grande São Paulo (NGT)
Canal 46
Mogi das Cruzes (UHF)
Na internet
www.tvt.org.br