Editorial

Agora é balançar a rede

divulgação Na internet, mais um passo na construção de um sistema de comunicação dos trabalhadores Há três anos, um grupo de sindicatos de trabalhadores começou a pôr em prática um […]

divulgação

Na internet, mais um passo na construção de um sistema de comunicação dos trabalhadores

Há três anos, um grupo de sindicatos de trabalhadores começou a pôr em prática um sonho antigo: parar de reclamar da mídia convencional e fazer uma comunicação mais moderna e democrática com as próprias mãos. Um jornalismo que dê um foco humanista aos assuntos políticos, econômicos e ao mundo do trabalho; à questão ambiental, ao consumo, à cultura e às artes. Que valorize a promoção da solidariedade, a participação social e as atitudes afirmativas. Com inteligência, com firmeza e com graça. Uma informação que transforma.

A Revista do Brasil é uma cria dessa iniciativa. No início eram 23 as entidades parceiras, hoje são 58, que fazem com que a distribuição tenha alcance nacional e atinja um público estimado em 750 mil leitores. Outra cria é o projeto de radiodifusão que atua em duas frentes: o programa Jornal Brasil Atual, que vai ao ar na FM 98,1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, em dezenas de municípios da Região Metropolitana de São Paulo; e o serviço de rádio web, que permite o acesso ao conteúdo do programa a qualquer hora, traz boletins e reportagens especiais ao longo do dia e está aberto a ser um espaço de difusão de produções feitas pelas entidades parceiras.

Agora, esse projeto de comunicação popular dá outro salto com uma nova página na internet. A Rede Brasil Atual – www.redebrasilatual.com.br – carrega todos esses princípios de uma mídia democrática, moderna, cidadã – e gostosa de ver, ler e ouvir – para um serviço noticioso dinâmico, interativo, com atualizações ao longo do dia, pronto para ser um espaço multiplicador de conteúdos de todos os que produzem informação livre da mídia comercial e monopolista. Para quem acredita que é possível construir um mundo mais justo, com distribuição de renda e desenvolvimento sustentável, alertamos: a qualidade da informação é indispensável na construção de um novo Brasil.

Você, que nos recebe todos os meses e agora poderá nos acompanhar diariamente na web, é parte desse sonho e dessa conquista.