Carta ao Leitor

Auto-estima sustentável

João Correia Filho Aluno da Oficina Escola de João Pessoa nas obras da igreja do Carmo: cidadania e preservação João Pessoa é uma das menores grandes cidades do Nordeste. Das […]

João Correia Filho

Aluno da Oficina Escola de João Pessoa nas obras da igreja do Carmo: cidadania e preservação

João Pessoa é uma das menores grandes cidades do Nordeste. Das oito capitais da região, a da Paraíba só tem mais habitantes (quase 700 mil) do que Aracaju. Seu trânsito já começa a incomodar quem trafega pelo centro, mas nem de longe os enlouquece. Seus escassos 25 quilômetros de praias também não tiveram o dissabor de viver um rush de verão tão agitado como os de Fortaleza, Recife ou Salvador. E seu Centro Histórico acaba de sair de um perturbador processo de decadência para a qualidade de patrimônio histórico e cultural do país.

A reportagem que você vê à página 44 mostra como a cidade se organizou para conquistar, mais que o tombamento, o sentimento em relação aos seus valores. Com uma “menção honrosa” por representar uma soma de esforços de agentes públicos locais, estaduais e da União, além de organismos de cooperação internacional. O envolvimento dos jovens na recuperação do casario representou o que se pode chamar de uma simbiose afirmativa: a arquitetura em estado de deterioração ganhou vida com a ação comunitária; e os rapazes e garotas ganharam oportunidade e esperança aprendendo a restaurar sua própria história, sua auto-estima e de sua cidade.

Ao destacar João Pessoa, esta edição se apropria do clima de férias e da temporada de descanso para fazer uma sugestão: nesta ou nas próximas férias, experimente abrir espaço em seus planos para cidades e regiões que privilegiam o turismo sustentável. É o que a Revista do Brasil tem feito em sua seção “Viagem”: valorizar aspectos preservacionistas – da história, dos patrimônios artístico e arquitetônico, do meio ambiente, da qualidade de vida das pessoas.

Férias também são um momento de exercício de qualidade de vida mesmo para quem continua trabalhando nesta temporada. Afinal, mesmo quem está numa metrópole como São Paulo pode ocupar com mais folga o vazio deixado por quem viajou. E, como descreve a crônica da página 50, desfrutar minimamente de um estado de felicidade.

É esse estado de felicidade coletiva que desejamos a todos os leitores ao longo deste 2008.