Retrato

Eurivaldo e Corisvaldo

mauricio morais Eurivaldo José de Souza Eurivaldo José de Souza, 36 anos, cresceu na roça, na comunidade de Queimados, em Canarana (BA). Sustenta os três filhos com a mamona que […]

mauricio morais

Eurivaldo José de Souza

Eurivaldo José de Souza, 36 anos, cresceu na roça, na comunidade de Queimados, em Canarana (BA). Sustenta os três filhos com a mamona que planta, junto com os dois irmãos, na terra herdada do pai. Vende para os armazéns da cidade e o preço sobe ou cai conforme a demanda. Em fevereiro foi inaugurada em Iraquara, cidade vizinha, a usina de biodiesel Brasil Ecodiesel, que pode comprar matéria-prima de cerca de 35 mil famílias da região. Em vez de usar sua mamona como moeda em armazéns, Eurivaldo poderia vender para a usina, a 37 reais a saca de 60 quilos, desde que se unisse a uma das três cooperativas locais. “A gente tem que assinar compromisso. Eles demoram 30 dias pra pagar. No armazém pagam na hora ou até adiantam, e o preço pode subir; na cooperativa, não.” Eurivaldo prefere esperar, para ter certeza de fartura. “Ainda não sei.”

mauricio moraiscorisvaldo Batista da Cruz
Corisvaldo Batista da Cruz

Corisvaldo Batista da Cruz tem 65 anos, também mora em Canarana. Já trabalhou de carpinteiro, pedreiro e sempre plantou. “Antes era mandioca, mas desde 1964 planto mamona. O problema é a seca. Se tem boa molha, é uma beleza.” O veterano lembra que antes era tudo manual, mas agora é preciso ter maquinário e mais gente para trabalhar. “No esquema do depósito, tem dia que o preço da saca tá de um jeito, amanhã baixou. Hoje você vai no depósito e pega 2 mil reais. Se no dia que for entregar a mamona como pagamento o preço da saca baixou, aí tem que entregar mais mamona”, descreve. “Agora, com esse jeito da cooperativa, o preço é mais certo, a gente sabe quanto vai receber, eles vão dar semente, ajudar na colheita, podem orientar na hora de plantar e a gente passa para os amigos. Acho que vamos ter resultado”, acredita Corisvaldo.