Retrato

Matemática na cabeça

Conheça Bruno Resende Domingos, um dos 100 ganhadores da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas

jailton garcia

Bruno Resende Domingues, de 15 anos, foi um dos 100 ganhadores de medalha de ouro na 1ª Olim-píada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas (Obmep). Bruno, à época estudante da 8ª série da Escola Municipal Plínio Salgado, na zona sul de São Paulo, atribui seu desempenho aos mestres que teve e à vontade de ir além do que era apresentado nas matérias. Seu pai, Wilson Domingues, é aposentado e ainda faz bicos. “Faço de tudo para que ele tenha a oportunidade que eu não tive”, diz. A mãe, Elaine, faz e vende salgadinhos. A família – que também tem o caçula Matheus, de 7 anos – mora no Jardim Eliane, na zona sul da capital.

A Olimpíada foi realizada em meados de 2005 e a premiação ocorreu no mês passado. Envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas municipais, estaduais, federais e militares de 5.197 municípios do Brasil. A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cerca de 120 mil profissionais da educação participaram voluntariamente da aplicação e correção das provas.

Os melhores alunos ganham bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os professores com maior pontuação terão estágio no Impa e as escolas públicas mais bem classificadas, um laboratório de informática. As provas da 2ª Obmep começam em agosto, terminam em novembro e a divulgação dos premiados será no primeiro semestre do próximo ano. Saiba mais em www.obmep.org.br.