Retrato

O objetivo que importa

Jr. Panela Vanessa: “Você está no meu coração” Vanessa Vidal tem deficiência auditiva desde pequena. Antes mesmo da adolescência, quando decidiu seguir conselhos dos amigos e tentar ser modelo, já […]

Jr. Panela

Vanessa: “Você está no meu coração”

Vanessa Vidal tem deficiência auditiva desde pequena. Antes mesmo da adolescência, quando decidiu seguir conselhos dos amigos e tentar ser modelo, já tinha noção do que era enfrentar preconceitos. Mas nem assim imaginava o que teria pelo caminho.“Estudei em escolas preparadas para lidar com as deficiências. Quando saí delas deparei com o mundo real”, relembra. Desde os 15 anos Vanessa trabalha como voluntária na Associação dos Surdos do Ceará e foi eleita miss por seu estado em 2008, aos 24 anos. Ficou em 2º lugar no concurso de Miss Brasil do mesmo ano.

“Ninguém acreditava que eu pudesse ser modelo. Na verdade, ninguém acreditava que eu pudesse fazer muitas coisas que faço hoje”, orgulha-se. Algumas pessoas chegaram a sugerir-lhe fingir que ouvia quando ia a testes. “Eu achava que para ser modelo só precisava ser bonita, mas a comunicação é fundamental. Eu me comunico pela linguagem dos sinais, é o meu idioma, e ser diferente assim causa estranhamento em muita gente”, pontua. Vanessa Vidal estuda na faculdade de Letras/Libras na Universidade Federal do Ceará, que forma professores para atuar em universidades, escolas e instituições ensinando a Língua Brasileira dos Sinais. Faz também parte da Comissão de Políticas Públicas Municipais para Atenção às Pessoas com Deficiência.

“O que mais me encanta na Comissão é que eu discuto com pessoas que possuem outras deficiências, como a visual e a mental, mas estamos todos no mesmo patamar, queremos a mesma coisa”, explica. “Não somos limitados, nossos sonhos é que dizem até onde vamos. Quero lutar muito mais, por exemplo, pela reforma curricular de cursos como o de Serviço Social, que hoje não dá base para trabalhar com as deficiências. O meu trabalho como modelo só ajuda a dar visibilidade a tudo isso. É o que realmente importa.”