Carta ao Leitor

Quem é mesmo o Brasil?

A capa desta edição já estava fechada quando o Brasil foi eliminado pela França. O “gol contra” do título de abertura, portanto, nada tem a ver com a decepção dos brasileiros na Copa

paulo pepe

Primeira edição: grande número de parceiros viabiliza projeto

A capa desta edição já estava fechada quando o Brasil foi eliminado pela França. O “gol contra” do título de abertura, portanto, nada tem a ver com a decepção dos brasileiros na Copa. A chamada denuncia a conduta de algumas multinacionais no Brasil. Na última semana de junho, a Volkswagen do Brasil evidenciou o desinteresse pelo estrago que pode causar ao país. Depois de seis dias e 26 horas de negociações, a montadora ignorou tudo o que os representantes dos empregados propunham para evitar o extermínio dos empregos em três de suas fábricas no Brasil.

Por omissão dos grandes canais de informação, o Brasil mal sabe o que se passa na cabeça desses executivos – nem para se dar o direito de escolher com mais rigor a marca do seu próximo automóvel. Aprofundar o entendimento do que acontece, de fato, no país não é mesmo o forte das grandes redes de comunicação.

Por exemplo, em um quadro do programa Fantástico, com o nome A Copa do Planalto, o presidente Lula e seu oponente à presidência, Geraldo Alckmin, apareciam em cartuns animados, trocando insultos, sopapos e gritarias. Um “xinga” o outro de Croácia, Japão, Austrália. No cartum e na campanha, só um deles é o Brasil. O quadro não tem charme nem graça, mas sugere uma reflexão a respeito da disputa: uma troca de insultos. Na TV, no rádio, em jornais e revistas, salvo honrosas exceções, a política é apresentada como novela, mistura de intrigas, golpes, traições.

Em meio a essa pancadaria apresentada como política, o que está, mesmo, em jogo? Ao fazer essa pergunta, a Revista do Brasil quer contribuir para um processo de clarificação das idéias. Para nós, a política existe para construir uma nação. É com o olhar na construção de uma nação que as dezenas de entidades que dão suporte à Revista do Brasil apostam nesse projeto.