Resumo

Trabalho x capital

Ohi A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Força Sindical) decidiram entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal contra uma decisão de – ele […]

Ohi

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Força Sindical) decidiram entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal contra uma decisão de – ele – Gilmar Mendes. O ministro concedeu liminar à Confederação Nacional da Indústria (CNI) suspendendo a aplicação da Súmula 228, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que alterou a base de cálculo do adicional de insalubridade. A decisão do presidente do STF faz com que o adicional seja calculado sobre o salário-base do trabalhador, e não mais sobre o salário mínimo.

Juros a 2% ao ano

É a taxa nos Estados Unidos. Por aqui, em 24 de julho o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a Selic pela terceira vez seguida, em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. Dia 10 de setembro tem mais.

Há muito tempo nas águas da Guanabara

Líder da chamada Revolta da Chibata, em 1910, João Cândido, o Almirante Negro, teve a sua anistia decretada quase 100 anos depois. O decreto saiu em 24 de julho. Milhares de marinheiros se amotinaram na Baía da Guanabara, então capital do país, contra os castigos físicos que eram impostos a eles. Expulso da corporação, João Cândido foi estivador e camelô. Morreu em 1969, aos 89 anos.

Democratizar a economia

O Brasil já avançou na democracia política, mas ainda precisa avançar muito na democracia econômica. O movimento sindical já olha pra isso. “Os assalariados são as grandes vítimas da concentração de capital. Por isso, os sindicatos têm todo o interesse em apoiar a economia solidária e apoiar todo o processo de levar a democracia para além da política, mas também na economia, na saúde e educação”, disse o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Paul Singer, durante seminário internacional sobre o tema. O evento, no final de julho em São Paulo, promoveu o intercâmbio de experiências da Cooperativa Central de Crédito e Economia Solidária (Ecosol), da Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT e da Unisol, pelo lado brasileiro, e da província de Quebec, no Canadá. A Confederação de Sindicatos Nacionais, com 2.800 sindicatos filiados, mostrou trabalhos de financiamento e apoio a empreendimentos de diversos segmentos.