curta essa dica

Bispo do Rosário viveu 50 de seus 80 anos como interno

Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, expõe a obr do artista inquieto. Confira outras atrações em cartaz

Rodrigo Lopes/Divulgação

Diagnosticado como esquizofrênico paranoide, Artur Bispo do Rosário viveu 50 de seus 80 anos como interno psiquiátrico. Na Colônia Juliano Moreira, ele teceu, bordou, colou e recriou seu mundo a partir de suas crenças e das vozes que ouvia continuamente. Assim pelas suas mãos surgiram mantos, cavaletes, miniaturas, escadas, carrinhos e navios, que compõem sua criação artística, hoje reconhecida no Brasil e no mundo. Para relembrar e celebrar Artur, o Museu Bispo do Rosário expõe 150 de suas peças e 50 de outros dez artistas convidados. Um Canto, Dois Sertões apresenta os dois universos que constituem a obra de Bispo: o sertão carioca, como era conhecido o bairro de Jacarepaguá, e Jarapatuba, município sergipano onde ele nasceu e viveu até os 15 anos. Em cartaz até 3 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 17h, na Colônia Juliano Moreira – Estrada Rodrigues Caldas, 3400, Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 3432-2402. Grátis.

Capa BaianaBaianá, um reino encantado

Em suas andanças pelo país, Renata Mattar, uma das fundadoras do grupo Cia Cabelo de Maria, coletou as riquezas da nossa música regional. Uma delas é o baianá, um folguedo originário do sul de Pernambuco que chegou a Alagoas no início do século passado. Em Baianá – Parece Cinema, o grupo apresenta o resultado da pesquisa de Renata: o ritmo forte e contagiante e letras que resgatam crenças e uma musicalidade ancestral e encantada. A Pisada É Essa, ABC, Capital do Rio e Desafio são algumas das 15 faixas do álbum lançado pela Pôr do Som. R$ 25.

Paisagens SolidáriasPaisagens solitárias

Gunnar Dinesen (Viggo Mortensen), engenheiro dinamarquês, é recrutado pelo governo argentino no final do século 19. Em sua viagem genocida pela Patagônia, ele imprudentemente leva junto sua filha (Viilbjork Agger), que se apaixona por um soldado argentino e foge. Uma co-produção Argentina-Brasil, o filme Jauja, escrito e dirigido por Lisandro Alonso, chega aos cinemas em 25 de junho. Nessa jornada solitária e violenta, a única certeza é que todos que tentaram se encontrar neste paraíso chamado Jauja acabaram se perdendo pelo caminho.

Experiencia Arte 1Experimentar a arte

Viajar pelos sons dos principais rios do Brasil; penetrar em uma gigantesca cobra cujo interior guarda, ao mesmo tempo, a selva amazônica e a selva de pedra paulista; revisitar os mitos culturais brasileiros projetados em um universo urbano. A exposição A Experiência da Arte, em cartaz até 25 de outubro no Sesc Santo André, no ABC paulista, propõe uma imersão plena no universo poético de produções artísticas. Vik Muniz, Cildo Meireles, Eduardo Coimbra, Eleonora Fabião, Ernesto Neto, Waltercio Caldas e Wlademir Dias-Pino expõem esculturas, fotografias, instalações, obras sonoras, performances e poemas visuais. De terça a sexta, das 10h30 às 21h30, aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30, na Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, (11) 4469-1259. Grátis.

Capa JardimDrummond para pequenos

Todo jardim que se preze é um espaço de beleza que evoca encantamento e contemplação, ingredientes indispensáveis para a poesia. No livro O Jardim (Companhia das Letrinhas, 48 págs.), feito a partir de crônicas e poemas de Carlos Drummond de Andrade, o leitor mirim conhece as várias facetas do jardim do poeta ilustradas pelos traços do berlinense Atak, um cartunista e ilustrador que tem trabalhos exibidos por toda a Europa. O livro é uma espécie de passagem secreta a um mundo de imaginação e sensibilidade. R$ 44.

Lusofonia reunida

A exposição As Margens dos Mares, em cartaz até 2 de agosto no Sesc Pinheiros, promove um encontro entre artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, com o intuito de apresentar as diversas expressões da cultura desses países lusófonos. A mostra traz 12 artistas que refletem sobre questões como memória, espaço e arquitetura por meio de instalações, fotografias, objetos e encontros musicais. Entre os artistas, estão os brasileiros Arnaldo Antunes, Guto Lacaz, Chelpa Ferro, Chiara Banfi e O Grivo. De terça a sexta, das 10h às 21h30, aos sábados das 10h às 21h e aos domingos e feriados das 10h às 18h30, na Rua Paes Leme, 195, em São Paulo. Mais informações em www.sescsp.org.br. Grátis.