mídia

Aos cinco anos, os novos passos da TV dos Trabalhadores

Primeira concessão de canal aberto mantida por entidades do movimento sindical amplia parcerias e programação

Divulgação

A TVT, mantida pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo, completa cinco anos no ar neste 23 de agosto com a ampliação de sua grade de conteúdo próprio. Desde a primeira semana do mês, o telejornal diário Seu Jornal passou a ser exibido em novo horário, das 19h15 às 20h, com reportagens exclusivas e colunistas como o cientista político Paulo Vannuchi, o economista Guilherme Mello, professor da Unicamp, e o ativista Douglas Belchior.

A expectativa da direção é, nos próximos meses, apresentar uma edição também aos sábados. Com a expansão do Seu Jornal em 15 minutos e a estreia de produções, a TVT terá média diária de 90 minutos de produção exclusiva de segunda a sexta-feira.

DivulgaçãoVideo Popular
Três décadas de registros e momentos marcantes em 26 episódios

A emissora que pode ser vista no canal 8.1 da TV aberta, que uma vez sintonizado leva direto ao seu endereço digital, ampliou as parcerias com outros veículos públicos, educativos e comunitários para produção e exibição de conteúdo. Fazem parte dessa rede colaborativa, além da TV Brasil, Rede Minas, TV Escola, TVE Bahia, TV PUC, Conselho Nacional do Sesi, TV Unesp/Ópera Mundi e Canal Saúde-Fiocruz, o que viabilizou diversos novos projetos para incrementar a grade com mais prestação de serviço, cultura, memória e informação do Brasil e do Mundo com viés diferenciado das redes de televisão comerciais.

Às terças-feiras, às 20h, o canal estreou uma série de especiais conduzidos em parceria com a TV PUC, que resgatam produções comunitárias e populares realizadas entre os anos 1980 e 1990. Vídeo Popular – 30 Anos Depois terá 26 episódios, sempre às terças, com meia hora de duração, trazendo um registro histórico de três décadas de incursões de movimentos e entidades da sociedade na linguagem do vídeo.

Atores, diretores, roteiristas e personagens relembram momentos marcantes das produções da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP), com apresentação do documentarista Joel Zito Araújo.

A música, a dança, a literatura e as várias formas de arte conduzidas por coletivos e comunidades das periferias da Grande São Paulo têm agora espaço para um sarau de diversidades na TV. O programa Art é Arte! dá voz aos novos atores sociais que, com energia, enfrentam as adversidades da vida. Em locais onde predominavam a ausência do Estado, o crime organizado e o narcotráfico, florescem saraus, rodas de samba, batalhas de rimas, rap, grafites, danças.

DivulgaçãoArte é arte
Art é Arte, às quartas: novos atores sociais

O processo de afirmação da identidade como caminho da cidadania. Será exibido cada semana de um lugar diferente, todas as quartas-feiras, às 22h. Às 20h das quartas-feiras, depois do Seu Jornal, continua o programa Bom pra Todos.

Às quintas-feiras, as experiências das aulas públicas organizadas pela TV Unesp e portal Ópera Mundi estão agora na TVT. As aulas são gravadas em campi universitários discutindo temas da atualidade no Brasil e no no mundo. O programa Melhor e Mais Justo, de debates e busca de soluções para problemas contemporâneos, será exibido agora às quintas, às 22h, depois do telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil.

Nas sextas-feiras, às 20h, o programa Panorama seleciona reportagens especiais que foram ao ar ao longo da semana, aprofundando notícias a partir de um olhar diverso daquele com que foi tratada pela mídia tradicional.

DivulgaçãoRodrigo e Miro
A leitura dos jornais por Rodrigo Vianna e Altamiro Borges; todas as segundas-feiras

A leitura crítica da imprensa comercial será também assunto de um novo programa. Ainda sem título, o programa comandado pelos jornalistas Marco Aurélio Cordeiro de Mello, Rodrigo Vianna e Altamiro Borges irá ao ar às segundas-feiras, às 20h, levando aos espectadores uma análise da abordagem dos temas nacionais pelos jornais, emissoras, revistas e noticiário da internet na semana que passou.

Como sintonizar

Canal  8.1 HD DIGITAL, com sinal aberto e gratuito, em toda a Grande São Paulo

Canal 12 da NET, na região do ABCD (24h)

Canal 13 da NET, em Mogi das Cruzes (24h)

Canal 2 da NET, na cidade de São Paulo (19h às 20h30, segunda a sexta)

Canal 26 da NET, nas cidades de Barueri, Santana do Parnaíba, Osasco, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi e Jandira (19h às 20h30, segunda a sexta).

Canal 9 da NET, Brasília (19h às 20h30 de segunda a sexta-feira)

Pela internet: tvt.org.br e nas redes facebook.com/redetvt e twitter.com/redetvt