Número de demitidos em fábrica da Sadia chega a 720 em dois meses

Sindicato ainda não foi informado se fusão com a Perdigão irá gerar novos cortes

Mais 40 funcionários da fabrica da Sadia em Toledo, no Paraná, perderam o emprego nesta segunda-feira (18). Desde o fechamento do terceiro turno de abate de frangos, no mês passado, já são mais de 700 vagas fechadas pela empresa e o total chega a mil postos de trabalho desde o fim do ano passado. 

João Moacir Lopes Belino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo, lembra que a unidade é responsável por empregar quase 10% da população total da cidade, de 110 mil pessoas. “A situação está complicada. A única coisa que tivemos como fazer foi negociar a realocação de trabalhadores para outros setores”, afirma. 

Até o momento, o sindicato não foi informado sobre a possibilidade de novas demissões com o surgimento da Brasil Foods, empresa que vai unir Sadia e Perdigão. Juntas, as duas têm uma dívida de quase R$ 15 bilhões, o que representa mais da metade do faturamento anual previsto para o novo conglomerado. A análise de fusão terá que passar pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadê), o que pode ocorrer até o fim do ano. A empresa nasce na qualidade de maior exportadora mundial de carnes congeladas, mas com histórico de dívidas tanto da Sadia quanto da Perdigão.

 

Leia também

Últimas notícias